DINHEIRO LIBERADO | PIS será liberado antes para faixa acima de 70 anos

Benefícios
Tipografia

Valor Econômico - O governo deverá priorizar nos próximos dois meses (outubro e novembro) o pagamento dos recursos do PIS/Pasep para as pessoas com 70 anos ou mais. Este grupo já tem direito ao recurso, mas em grande parte tem deixado esse dinheiro parado, sem saque.

Só a partir de dezembro é que os homens com ao menos 65 anos e as mulheres com pelo menos 62 anos de idade serão contemplados, conforme previsto na Medida Provisória 797, segundo apurou o Valor. O calendário de pagamento está obedecendo o critério de idade. Os pagamentos a esse grupo provavelmente serão feitos em quatro meses, ou seja, devem adentrar o ano de 2018. 

O governo prepara o anúncio do calendário de liberação e pagamento para os próximos dias, em cerimônia a ser realizada no Palácio do Planalto. A data de início do processo ainda estava sendo definida, com possibilidade de ser no final da primeira quinzena de outubro ou início da segunda quinzena do mesmo mês. 

O montante a ser liberado é da ordem de R$ 16 bilhões, pouco mais de um terço do montante injetado com a liberação dos recursos de contas inativas do FGTS. Cerca de oito milhões de pessoas devem ser beneficiadas. O governo enxerga a medida como mais um reforço para estimular a retomada do crescimento. 

Os beneficiários do PIS/Pasep, que têm conta na Caixa e no BB, terão seus recursos depositados automaticamente. A transferência do dinheiro para os correntistas de outras instituições deverá ser feita sem custos.