REVISÕES DOS BENEFÍCIOS | 4,6 mil baianos beneficiários de auxílio-doença são convocados para revisão no INSS

Nos Estados

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) convocou 4.693 beneficiários de auxílio-doença na Bahia para realizarem uma nova revisão. No total 55.152 pessoas foram convocadas em todos os estados brasileiros para fazer o agendamento de uma nova perícia sob pena de ter o benefício suspenso.

Esta é a segunda convocação feita pelo INSS para revisão de benefícios. A ação faz parte da operação pente-fino que o instituto vem fazendo sobre os benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. 

A nova chamada foi feita no Diário Oficial da União da última terça-feira (01) e ocorre após uma tentativa do órgão de notificar os beneficiários pelos Correios. As correspondências não teriam chegado porque os dados dos endereços indicados no cadastro do Sistema Único de Benefícios estariam incompletos ou desatualizados. 

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), até o momento, foram enviadas 435 mil cartas de convocação. Os beneficiários chamados, que tiveram as cartas de convocação retornadas por inconsistência de endereço, têm até cinco dias corridos, contados a partir da publicação de terça, para entrar em contato com o INSS através do número 135. A ligação de telefone fixo é gratuita e a de celular tem custo de ligação local. 

Os beneficiários estão sendo orientados a ligarem para o telefone da Previdência com a carta de concessão e/ou o CPF em mãos para atualizar o endereço. 

De acordo com a lei 13.063/2014, estão isentos da realização de perícia médica o aposentado por invalidez e o pensionista inválido. Portanto, os segurados que recebem o benefício por incapacidade e têm idade superior a 60 anos estão livres do pente-fino convocado esta semana pelo INSS. 

Após essa etapa, que termina em setembro, o foco do órgão deve se voltar para os cerca de um milhão de aposentados por invalidez que têm menos de 60 anos. O governo tem até dezembro de 2018 para completar essa revisão de auxílios.