NOVA CASA | Sindnapi-MG passa a ocupar as dependências da Força Minas

Nos Estados

Em Minas Gerais, 400 metros separavam a sede da Força Minas da sede do Sindnapi-MG.

Por Renato Ilha, Sindnapi MG - Fundado em 16 de junho de 2000, a partir de iniciativa de Paulo Pereira da Silva, presidente nacional da Força Sindical, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) teve a primeira sede nas dependências da Central. Em Minas Gerais, 400 metros separavam a sede da Força Minas da sede do Sindnapi-MG, uma distância simbólica que foi diminuída no dia 31 de janeiro.

No último dia do primeiro mês de 2018, Vandeir Messias, presidente da Força Sindical de Minas Gerais, e Cosme Jesus da Cunha, presidente do Sindnapi mineiro, concordaram em dividir o mesmo espaço, que é ocupado pela Força desde fevereiro de 2016. O novo endereço das duas entidades agora é a Rua Curitiba, 1269, no Centro da capital mineira, localizado ao lado do Minascentro e do tradicional Mercado Central.

A decisão corresponde à convergência de pontos de vista, visto que os sindicalistas estão de acordo que as mudanças no campo trabalhista afetam o previdenciário e vice versa, assim como a conclusão de que as conquistas dos aposentados são transformadas em patrimônio para a juventude, como a construção da legislação trabalhista e a própria Previdência, enquanto instrumento de promoção social.

Cosme Jesus da Cunha, eleito Secretário dos Aposentados da Força Minas no 7º Congresso da entidade, realizado em 27 de abril de 2017, atua conjuntamente com o presidente da Central em Minas Gerais, como protagonista da prática do sindicalismo classista e combativo, que é defendido por Vandeir Messias, e visa obter resultados concretos para a classe trabalhadora.

A luta por respeito e dignidade para os Aposentados e a luta classista ganha mais força com a unidade entre as duas instituições, materializada na ocupação de mesmo espaço.