ATENÇÃO | Servidores estaduais aposentados têm até 28 de fevereiro para fazer recadastramento anual

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G1 - Caso o procedimento não seja realizado no prazo, servidor pode ter benefícios suspensos. Saiba como e onde fazer o recadastramento.

Servidores estaduais aposentados têm até 28 de fevereiro para realizar o recadastramento anual dos servidores inativos. Segundo o Governo da Bahia, a convocatória, que começou em 1º de fevereiro, é para mais de 14 mil aposentados de 46 órgãos do executivo baiano.

Quem não fizer o recadastramento dentro do prazo poderá ter os benefícios suspensos.

O recadastramento pode ser feito em uma das 68 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigadas em Postos e Pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador.

É possível também agendar atendimento para o serviço em seis postos da Rede SAC:

Paralela

Salvador Shopping

Shopping da Bahia

Feira Centro II

Conquista II

Lauro de Freitas

O agendamento deve ser feito pelo Portal SAC ou pela plataforma do SAC Digital, disponível para aplicativo de celular e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br.

Para realizar o procedimento, é necessário apresentar:

Documento de identidade oficial com foto atual (em bom estado de conservação)

CPF

Comprovante de residência atual (contas de água, luz ou telefone, preferencialmente)

Por exigência do Governo Federal, também será necessário apresentar o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Informações adicionais podem ser obtidas no Portal do Servidor ou pelo call center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

Quem residir em local sem cobertura previdenciária poderá efetuar o recadastramento mediante envio dos documentos autenticados para: Suprev - Av. Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904, colocando na parte externa do envelope a palavra “RECADASTRAMENTO”. Aqueles que realizarem o recadastramento via correspondência ainda devem encaminhar atestado de vida, disponível no Portal do Servidor.

Servidores com impossibilidade de locomoção ou doença grave podem realizar o recadastramento mediante procuração (originais e cópias), emitida até seis meses antes da data atual, ou através de formulário (original e com firma reconhecida) disponibilizado pela Previdência Estadual, que devem ser entregues juntamente com atestado médico, emitido até trinta dias da data atual do recadastramento, comprovando a impossibilidade do deslocamento. O modelo da procuração também está disponível no Portal do Servidor.

Casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev ou por meio de envio pelos Correios à Suprev ou via fax: (71) 3103-7220. Por último, no caso de pensionistas do Estado, caso o beneficiário seja maior de 18 anos, deverá ser enviar, ainda, Declaração de Estado Civil e União Estável.

O cronograma do recadastramento de inativos para 2019 pode ser consultado no Portal do Servidor, que prevê, ainda, o recadastramento de pensionistas do Estado.