POSIÇÃO | Desoneração da folha de pagamento é positiva para recompor caixa da Previdência

Tipografia

Por Paulo Pereira da Silva - O fim da desoneração da folha de pagamento é uma reivindicação histórica do movimento sindical. Foi uma das primeiras apresentadas pelos trabalhadores ao atual governo. A medida efetivada agora ajuda a recompor o caixa da Previdência. Para que tenha maior eficácia, deverá ser ampliada até chegar a todos os setores da economia.

O governo deve aproveitar o momento e acabar, também, com as insenções de recolhimento à Previdência das entidades filatrópicas, também conhecidas como 'pilantrópicas'.

Igualmente, precisa fazer com que o agronegócio passe, finalmente, a pagar   à Previdência.

O momento é propício, ainda, para o estabelecimento de um programa de refinanciamento de dívidas, de modo a fazer com que as empresas que têm dívidas com a Previdência possam pagá-la.

Com tudo isso feito, a reforma da Previdência apresentada pelo governo não precisa ser tão dura. E pode agregar minha emenda, que reduz a idade mínima para a aposentadoria para 60 anos para homens e 58 anos para mulheres. Vai se tornar, assim, justa e equilibrada.

A solução para a reforma da Previdência está encaminhada. Basta ao governo tomar a decisão política de efetivá-la.

Paulo Pereira da Silva é Presidente da Força Sindical