Aposentados e pensionistas ganharam um opção única de lazer com a inauguração do Hotel Paulo Zanetti, no dia 24 de janeiro, pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas – Sindnapi.  A escolha da data se deu em comemoração ao Dia do Aposentado.

Localizado em Solemar, na cidade de Praia Grande, litoral de SP, o empreendimento oferece 132 quartos, restaurante para 500 pessoas e um auditório para 300 pessoas.

O presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, lembrou, durante a cerimônia de inauguração, que a entrega de um hotel para os associados da entidade era um sonho do presidente de honra, João Inocenttini. “Ele já desejava investir em um hotel para nossos associados quando surgiu a oportunidade de compara do imóvel, que tinha somente as fundações prontas.” Os proprietários tinham suspendido a obra e o sindicato teve que retomá-la. Foram 18 meses de construção.

A festa reuniu mais de 600 convidados e teve a animação do grupo Fundo de Quintal.

Participaram do evento o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, dirigentes das Centrais Sindicais, de sindicatos, autoridades, uma delegação do UIL Pensionati (Sindicato de Aposentados da Itália), da FERPA (Federação Europeia de Aposentados e Idosos) e associados do Sindnapi.

Carmelo Barbagallo, Secretario Generale da UIL Pensionati, lembrou que esteve no Brasil há 23 anos para participar da criação do Sindnapi. “Retorno agora para reafirmar nossos laços de amizade e parceria e também para lançar a ideia da criação de uma grande organização mundial de aposentados.”

Em mensagem gravada, enviado especialmente para o evento, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, elogiou o empreendimento, que em sua visão vem dar força ao crescimento econômico de Praia Grande, o segundo maior município do litoral paulista.

“Além disso, será um hotel muito importante para os aposentados e pensionistas que merecem ter lazer com todo o conforto”, destacou ao parabenizar o presidente Milton Cavalo.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, que também enviou mensagem, por ter compromissos com eventos do Dia do Aposentado em Brasília, concordou com Alckmin. “Os aposentados precisam de um instrumento permanente de lazer e cultura. E o hotel que está sendo inaugurado cumpre esse papel”, afirmou ao garantir que, apesar da ausência, está sempre ao lado do Sindnapi.

Momentos de emoção

A solenidade teve alguns momentos de emoção, principalmente quando o secretário geral da Federação dos Metalúrgicos Estado de São Paulo, Claudio Magrão, pediu um momento de silêncio em homenagem a Paulo Zanetti, que dá nome ao hotel, e a João Inocenttini.

Milton Cavalo também se emocionou quando lembrou de sua amizade com Zanetti. “Muita gente me perguntou por que não colocar o nome do hotel de João Inocenttini. Mas respondo sempre que eu e a diretoria estamos atendendo um desejo dele. E conheci o Zanetti antes de entrar no sindicato, durante as lutas dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho. Ele é parte da história dos movimentos sindicais e do Sindnapi”, lembrou.

Em breve, o Hotel estará apto a receber aposentados. O ideia é que o funcionamento inicie até junho, período de férias.