Sindicato dos Aposentados completa 21 anos e consolida-se como o maior da América Latina

ORIGEM

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos nasceu da indignação de milhares de cidadãos brasileiros, que depois de trabalharem e contribuírem a vida inteira, no momento em que deveriam curtir momentos de lazer, depararam-se com uma dura realidade.

Diante de tantos desafios era necessário organizar a categoria para ter voz na sociedade por melhores condições de vida, por mais respeito e dignidade.

Assim, em 15 de junho de 2000, mais de 5.000 aposentados reuniram-se na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, para fundar o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, ligado à Central Força Sindical.

O Sindnapi foi inspirado em um dos maiores sindicatos da Europa, a UIL Pensionati.


OS PRIMEIRO PASSOS

Os primeiros anos do Sindicato dos Aposentados foram difíceis.

Iniciou suas atividades em uma sala no prédio da Força Sindical, na rua Galvão Bueno. Depois mudou para uma sala na antiga sede do Sindicato dos Metalúrgicos de SP, na rua do Carmo.

O pequeno espaço físico não limitou a imensa determinação dos seus dirigentes em lutar pelos direitos da população idosa brasileira. Além das ações políticas, firmou uma parceria com distribuidoras de medicamentos, acordo que proporcionou a compra de remédios com até 60% de desconto.

Mas foi no período que compreende os anos de 2002 a 2004, que representou uma grande virada no destino do Sindnapi:

A entidade ingressou com milhares de ações pela reposição das perdas da URV na Justiça Federal. O resultado é que o Sindicato venceu a ação, que envolvia centenas de milhares de cidadãos e, com isso, fez com que o governo pagasse milhões em reparações aos aposentados.  

Em 2004, o presidente João Inocentini adquiriu o antigo e histórico prédio do Sindicato dos Metalúrgicos, constituindo-o como sua sede nacional, na rua do Carmo, no centro de SP.

A sede própria, um prédio de 6 andares, que foi totalmente reformado, permitiu a organização dos departamentos com toda estrutura necessária para que os associados fossem atendidos com eficiência e conforto.

Alicerçado ao novo conceito de sindicalismo-cidadão, o Sindnapi conciliou a luta política por direitos, sua principal razão; e também, de forma visionária, desenvolveu um amplo trabalho social, que fez, e ainda faz, a diferença na vida de milhares de cidadãos.

LUTA POLÍTICA

No campo político, representou e defendeu os direitos dos aposentados, pensionistas e idosos em todas as esferas dos poderes públicos e nas instâncias do Judiciário.

O Sindnapi esteve em ações e manifestações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, no Ministério Público, no Supremo Tribunal, nas autarquias e nos órgãos federais, sempre atento aos interesses e aos direitos da população idosa.

Dentre as principais vitórias, conquistas e bandeiras de luta, podemos destacar…

– A valorização do salário mínimo com ganhos acima da inflação;

– Aplicação do reajuste nas aposentadorias em 1º de janeiro;

– Recebimento dos benefícios no quinto dia útil do mês;

– Antecipação do 13º;

– Ações pela recuperação do poder de compra;

– Reivindicou a criação do Índice Nacional de Preços para avaliar o custo de vida da Terceira Idade;

– Isenção do Imposto de Renda para aposentados;

– Ampliação na representação dos idosos na política através de Secretarias Nacionais, Estaduais e Municipais do Idoso,

– Dentre muitas outras lutas, manifestações e atos…

AMPARO SOCIAL

Sem jamais depender da contribuição Imposto Sindical, a entidade desenvolveu uma ampla rede de benefícios, em diversos segmentos, compreendendo principalmente as necessidades básicas do idosos.

Atualmente são mais de 500 convênios e parcerias em todo o Brasil, que permitem o acesso a produtos e serviços gratuitos ou a preços acessíveis.

Benefícios que vão de planos de saúde de qualidade, consultas em diversas especialidades, clínicas médicas, dentistas, laboratórios, óticas, faculdades, cursos, bailes, atividades físicas a parcerias educacionais.

Esse programa social, realizado através de benefícios, reduziu o impacto no custo de vida dos milhões de brasileiros que têm de sobreviver com um salário mínimo. 

Recentemente lançou dois grandes projetos, que ampliaram a atuação social da entidade: O Viver Melhor e o Viver Mais Saúde.

O Viver Melhor ampara o associado com seguro de vida, assistência residencial, assistência funeral, remédios gratuitos em casos de emergência, proteção digital e a prêmios de R$ 12 mil.

Já o Viver Mais Saúde dá acesso a 20 especialidades médicas em consultas por apenas R$ 50 com direito a retorno. Também disponibiliza tratamentos odontológicos, exames laboratoriais, fisioterapia, geriatria, oftalmologia, dentre muitos outros procedimentos, com descontos especiais.  

E como aposentar não significa ficar sentado no sofá, o Sindnapi adquiriu duas colônias de férias na praia para o lazer dos seus associados.  de férias na praia. Uma em Mongaguá e outra em Caraguatatuba, com ampla estrutura de hospedagem, alimentação e conforto. Localizadas próximas à praia, ambas têm capacidade para receber cerca de 500 associados por dia.

COOPERATIVA DE CRÉDITO

Ao final de 2011, outra nova grande conquista: o Sindnapi conquistou junto ao Banco Central, uma cooperativa de crédito, a Sicoob Coopernapi, que é o banco do aposentado, que oferece todos os serviços de um banco convencional, porém, com o diferencial de praticar as menores tarifas produtos e serviços.

Hoje, próxima de completar 10 anos, a Sicoob Coopernapi segue expandindo tanto em número de negócios quanto em pontos de atendimento e cooperados.

SINDNAPI NA GRANDE IMPRENSA E NO DIGITAL

O Sindnapi tornou-se referência para a grande imprensa quando o assunto envolve aposentados, pensionistas e idosos.

Toda semana o Sindicato e seus diretores concedem entrevistas ou são fontes de informação para os mais importantes telejornais do país.

São inúmeras matérias… no Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, SBT Brasil, Jornal da Record, Fala Brasil, Globo News, CNN Brasil, Record News, Jornal da Band, Jornal da Cultura.

Na mídia impressa e online, a mesma relevância… São inúmeras matérias, incluindo capas de publicações como Folha de São Paulo, Correio Braziliense, O Estado de São Paulo, Agora São Paulo, Extra, O Dia, Portal UOL, Revista Veja.

Na mídia internacional, reportagens na versão online do jorna; Deutsche Welle, na CGTN TV, da China e na Agência EFE de notícias.

IDOSOS E O MUNDO DIGITAL

O Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos é a entidade com maior presença nas redes sociais do Brasil.

Antenado e atento às transformações aos novos modelos comunicação, o presidente João Inocentini investiu no digital.

Em seis anos, o Facebook saltou de 1.500 pessoas para quase 200mil assinantes, registrando altos índices de engajamento. O Instagram, criado depois, aproxima-se de 10 mil seguidores e o Youtube caminhado para 7.000 inscritos, com programas nas áreas jurídica, saúde, notícias, entrevistas e lazer.

Através do Departamento de Imprensa, também estruturou uma ampla rede de comunicação com os associados através do WhatsApp e e-mails.

INSS DIGITAL

Resultado da credibilidade e excelência no atendimento aos seus associados, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, em parceria inédita com o Governo Federal, conquistou a concessão da Previdência Social para a instalação de Postos oficiais do INSS Digital em todo território nacional.

São mais de 40 postos de atendimento digital, que disponibilizam serviços como requisição de aposentadoria por idade (urbana e rural), aposentadoria por tempo de contribuição, salário maternidade, dentre outros.

Em realidade, os postos digitais instalados nas subsedes do Sindnapi são praticamente iguais às agências físicas convencionais do INSS.

EXPANSÃO PATRIMONIAL E TERRITORIAL

Passados 21 anos de muito trabalho, luta e conquistas, o Sindicato dos Aposentados consolidou-se como a maior entidade da categoria na América Latina, congregando mais de 200 mil associados em todo o Brasil, número de representatividade, que chega a 1 milhão de brasileiros, uma vez que muitos direitos, benefícios e serviços se estendem aos familiares.

O Sindnapi também registrou uma grande expansão territorial. Atualmente são 80 subsedes no Brasil, sendo 20 próprias, nas seguintes localidades:

Em São Paulo, a sede nacional e a subsede no bairro de São Miguel Paulista.

No interior do estado de SP nas cidades de: Mogi das Cruzes, Bauru, Marília, Americana, Araçatuba.

E ainda duas colônias de Férias próprias, que também são subsedes, nas cidades litorâneas de Mongaguá e Caraguatatuba.

As subsedes de Americana e Araçatuba também abrigam os Civis, que são centros integração e valorização do idoso, verdadeiros complexos com toda estrutura para a terceira idade, com piscina, cursos, bailes, práticas esportivas.

O Sindnapi está representando com subsedes próprias nos Estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

A CAMINHO DE 1 MILHÃO DE SÓCIOS

As dimensões continentais do Sindicato dos Aposentados são resultado do trabalho árduo, comprometido e responsável, desenvolvido ao longo de 21 anos.

Este ano o Sindnapi ultrapassou a incrível marca de 200 mil associados em todo o Brasil, e segue crescendo exponencialmente, registrando média de 10 mil novos sócios por mês.

A projeção é de que dentre 3 a 4 anos o Sindicato  dos Aposentados congregue 1 milhão de associados direto, com isso, tornando-o não só o maior da América Latina, mas um dos maiores do mundo.