Hoje em Dia - Com déficit de R$ 7,49 bilhões previsto para o ano que vem, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o governo estadual pode ver o resultado piorar com o debate sobre a reforma previdenciária avançando em Brasília. A análise de riscos fiscais da LDO, encaminhada à Assembleia Legislativa de Minas, destaca a necessidade de mecanismos de ajuste das contas previdenciárias e da sustentabilidade do déficit da previdência ao longo do tempo. Além disso, prevê uma corrida por aposentadorias de servidores que temem que possíveis mudanças possam prejudicá-los.

Por Renato Ilha / Imprensa Brumadinho - Uma reunião entre integrantes do Centro de Apoio as Entidades Comunitárias e Sociais (CAECS) e a representação do Sindicato Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Brumadinho (Sindnapi), realizada em 23/6, selou a parceria entre as instituições para prestação dos serviços nas especialidades médicas de clínico geral e gastroenterologia para os associados do Sindnapi em Brumadiho e na Região Metropolitana da capital.

Metro - A pirâmide etária irá apresentar uma brusca mudança em Campinas no ano de 2050, segundo projeção realizada pela Fundação Seade, divulgada nesta quarta-feira. A previsão é de que a cidade tenha o dobro de idosos e apresente uma queda de 32% no número de crianças de 0 a 4 anos. Além disso, a maior fatia da população, que hoje é formada de pessoas entre 30 e 34 anos, passará a ser de moradores com mais de 75 anos.

Extra (RJ) - A secretária de Educação, Cultura e Esporte e primeira-dama de Seropédica, na Baixada Fluminense, sugeriu que professores da rede municipal alugassem ou comprassem jegues para ir à escola. A recomendação foi feita durante uma reunião, dia 18 de maio, com diretores das escolas municipais. No encontro, a secretária Sônia Oliveira de Souza disse que só terá carona nos ônibus escolares o funcionário que auxiliar as crianças no ônibus.

Renato Ilha / Imprensa MG - A 26ª edição da Ação Global, realizada no sábado, 27 de maio, contabilizou a prestação superior a 1,1 milhão de atendimentos a um público de 470.728 pessoas, em todo o país. Uma parceria entre a Rede Globo e o Serviço Social da Indústria (Sesi), a iniciativa promoveu serviços gratuitos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde em 27 cidades e no Distrito Federal, ao longo do dia. Em Minas Gerais, a cidade de Brumadinho sediou as ações do projeto, que foram promovidas na Praça de Esportes, localizada na Rua Itaguá, 1.000, Bairro Progresso.

Por unanimidade, os vereadores de Jundiaí aprovaram o projeto de lei de Rafael Antonucci (PSDB) que altera o Código Tributário do Município para isentar aposentados e pensionistas do pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). O projeto agora será enviado à Prefeitura de Jundiaí para análise do Executivo.

Extra - Após uma semana de reuniões entre líderes do governo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e o governador Luiz Fernando Pezão, ficou decidido que o projeto de lei que prevê a elevação da taxa de contribuição dos servidores públicos, de 11% para 14%, será votado na próxima quarta-feira, dia 24. A ideia é realizar uma reunião de líderes na terça-feira, e colocar o projeto em votação na quarta. A elevação vai atingir todos os ativos, além de inativos que recebem além de R$ 5.531,31.