Diário Catarinense - Documento assinado pelos presidentes dos conselhos de Administração e Fiscal do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos de Florianópolis, com data de 28 de setembro, demonstra que a prática de descontar o percentual de previdência social dos funcionários sem o devido repasse não é comum somente na iniciativa privada.

Extra - O secretário de Fazenda e Planejamento, Gustavo Barbosa, confirmou ao EXTRA que os servidores vinculados à Segurança Pública — ativos, aposentados e pensionistas —, além dos ativos da Educação terão o vencimento de setembro depositado na próxima segunda-feira, 16 de outubro, 10º útil do mês seguinte ao trabalhado.

Estadão - Após a Justiça do Rio decidir, em caráter liminar, suspender o aumento da contribuição previdenciária dos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), enquanto os salários estiverem atrasados, o governo do Estado do Rio informou que a nova alíquota de 14% só será cobrada dos servidores que estiverem com salário em dia.

Extra - A prefeitura do Rio tem 60 dias para refazer os cálculos e reduzir os valores pagos a cerca de oito mil aposentados e pensionistas que recebem proventos acima dos valores estipulados pela legislação previdenciária. A determinação é do Tribunal de Contas do Município (TCM). A medida vai atingir funcionários que ingressaram na prefeitura após dezembro de 2003, quando entrou em vigor a emenda constitucional 41, estabelecendo novas regras para aposentadorias na União, nos estados e nos municípios.

Diário PB - Mais de 1,8 mil agências de Correios do país deixarão de fornecer serviços de Banco Postal a partir de 11 de outubro, anunciou ontem a instituição. A mudança atingirá 12 estados e afetará diretamente a vida de quase 138 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que precisarão migrar para agências do Banco do Brasil mais próximas ou para outros bancos. Pelo menos 1,2 mil deles terão que viajar para outras cidades para sacar os benefícios. O restante continuará sendo atendido em agências bancárias nas mesmas localidades, segundo o INSS.